METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender as visões de Lüdke e André sobre as pesquisas qualitativas e a contribuição das mesmas para o processo metodológico nos estudos científicos em educação. Para isso, o estudo traz reflexões importantes sobre pesquisa etnográfica e análise documental, bem como a discussão sobre alguns instrumentos de coleta de dados, como a observação, a análise documental e a entrevista. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica, a partir dos estudos de Lüdke e André (1986), as quais são referências na pesquisa qualitativa em educação. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas etnográficas e documentais têm ampliado os métodos de investigação no campo educacional, contribuindo para se alcançar resultados mais satisfatórios no processo de pesquisa, bem como no fornecimento de elementos teóricos e práticos para pesquisadores, professores e estudantes em todos os níveis educacionais. Além disso, pode-se perceber o caráter social e a necessidade da pesquisa qualitativa de estar vinculada a uma problemática existente, pois a mesma alcança maior efetividade quando atende determinadas demandas sociais.