A PEDAGOGIA DA AUTOGESTíO NA CONSTRUÇÃO DO PODER POPULAR
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o potencial político pedagógico da Pedagogia da Autogestão (PA) na construção do Poder Popular. Para tal, realizamos uma pesquisa empírica, tendo como foco a experiência do Movimento de Comunidades Populares (MCP), organizado em 14 estados do Brasil. Em termos metodológicos, consideramos como principais procedimentos: i) a consulta à bibliografia produzida pelo MCP durante os cerca de 40 anos de atividade do movimento; ii) tese de doutorado sobre o MCP (2016); iii) a realização de sessões de diálogos, organizadas pelas lideranças comunitárias e a pesquisadora, nas Comunidades Populares de São Lourenço da Mata (Pernambuco), Feira de Santana (Bahia) e Chico Mendes (Rio de Janeiro). A pesquisa revela que a PA, enquanto prática político pedagógica recorrente de um movimento social, influencia a formação de comunidades populares a partir da emergência de novos padrões cognitivos de poder-saber.