A PEDAGOGIA DA AUTOGESTíO NA CONSTRUÇÃO DO PODER POPULAR

Autores

  • Carolina Valéria de Moura Leão

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o potencial polí­tico pedagógico da Pedagogia da Autogestão (PA) na construção do Poder Popular. Para tal, realizamos uma pesquisa empí­rica, tendo como foco a experiência do Movimento de Comunidades Populares (MCP), organizado em 14 estados do Brasil. Em termos metodológicos, consideramos como principais procedimentos: i) a consulta à bibliografia produzida pelo MCP durante os cerca de 40 anos de atividade do movimento; ii) tese de doutorado sobre o MCP (2016); iii) a realização de sessões de diálogos, organizadas pelas lideranças comunitárias e a pesquisadora, nas Comunidades Populares de São Lourenço da Mata (Pernambuco), Feira de Santana (Bahia) e Chico Mendes (Rio de Janeiro). A pesquisa revela que a PA, enquanto prática polí­tico pedagógica recorrente de um movimento social, influencia a formação de comunidades populares a partir da emergência de novos padrões cognitivos de poder-saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Carolina Valéria de Moura Leão. (2020). A PEDAGOGIA DA AUTOGESTíO NA CONSTRUÇÃO DO PODER POPULAR. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1712