O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: proposta de adaptação curricular para o ensino da evolução dos modelos atômicos
Resumo
No ensino de química, tem-se verificado poucas metodologias e materiais adaptados que possam contribuir na aprendizagem dos discentes com deficiência, como a cegueira. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi avaliar uma proposta de adaptação do conteúdo evolução dos modelos atômicos, utilizando materiais alternativos como um recurso didático para auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de todos discentes. A pesquisa com abordagem quali-quantitativa foi desenvolvida em uma escola pública inclusiva na cidade de Campina Grande/PB; teve vinte e um participantes (sendo um discente cego e outro com baixa visão), do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos de dados, foram utilizados dois modelos de avaliação e a observação. Constatou-se com os resultados obtidos que os recursos didáticos dos modelos atômicos foram capazes de contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem não apenas dos discentes deficientes, mas de todos, independentemente de suas características.