O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: proposta de adaptação curricular para o ensino da evolução dos modelos atômicos

Autores

  • Josinaldo da Costa Maranhão
  • Ana Cristina Silva Daxenberger
  • Maria Betania Hermenegildo dos Santos

Resumo

No ensino de quí­mica, tem-se verificado poucas metodologias e materiais adaptados que possam contribuir na aprendizagem dos discentes com deficiência, como a cegueira. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi avaliar uma proposta de adaptação do conteúdo evolução dos modelos atômicos, utilizando materiais alternativos como um recurso didático para auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de todos discentes.  A pesquisa com abordagem quali-quantitativa foi desenvolvida em uma escola pública inclusiva na cidade de Campina Grande/PB; teve vinte e um participantes (sendo um discente cego e outro com baixa visão), do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos de dados, foram utilizados dois modelos de avaliação e a observação. Constatou-se com os resultados obtidos que os recursos didáticos dos modelos atômicos foram capazes de contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem não apenas dos discentes deficientes, mas de todos, independentemente de suas caracterí­sticas.

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Publicado

2020-05-02

Como Citar

Josinaldo da Costa Maranhão, Ana Cristina Silva Daxenberger, & Maria Betania Hermenegildo dos Santos. (2020). O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: proposta de adaptação curricular para o ensino da evolução dos modelos atômicos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1713