O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
Resumo
As relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crítica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de química e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da química, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercício pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana.