O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire

Autores

  • Cazimiro de Sousa Campos
  • Aline Lucena de Brito
  • Emanuel Neto Alves de Oliveira
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra

Resumo

As relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crí­tica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de quí­mica e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da quí­mica, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercí­cio pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Cazimiro de Sousa Campos, Aline Lucena de Brito, Emanuel Neto Alves de Oliveira, & Ayla Márcia Cordeiro Bizerra. (2020). O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715