FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDAS NO CAMPO MULTIPLICATIVO: uma atividade de proporção múltipla para o ensino de multiplicação e divisão
Resumo
Neste trabalho é apresentada e analisada uma atividade de Formulação de Problemas, intitulada "A receita de sorvete", que pode contribuir para o ensino de multiplicação e divisão, inseridos no Campo Conceitual Multiplicativo. É um relato de experiência de aplicação em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo, que buscou aproximar o estudante do campo da proporção múltipla, levando-o a formular um problema para ser resolvido pelos próprios colegas de classe. A Formulação de Problemas tem sido considerada uma característica fundamental no ensino de matemática, inserindo o estudante em um processo de reflexão crítica-investigativa, ajudando-o a desenvolver seu pensamento e aprofundar conceitos matemáticos, ações que o levam a exprimir ideias e a potencializar sua aprendizagem. Desenhada na metodologia da Engenharia Didática, os resultados apontaram que a prática utilizada é potencialmente educativa no ensino das operações aritméticas abordadas.