MEDIAÇÃO SEMIÓTICA NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE O CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE

Autores

  • Taynara Vieira de Melo Silva
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva

Resumo

Neste trabalho tivemos como objetivo analisar como um grupo de alunos construí­am significados sobre Radioatividade a partir da mediação semiótica. Escolhemos este conteúdo por apresentar certo ní­vel de abstração, sendo necessária a utilização de signos para representar fenômenos e processos, auxiliando na aprendizagem. A metodologia compreendeu o registro em áudio (e posterior transcrição) das trocas discursivas entre os alunos durante uma intervenção e a resolução de dois problemas. Na análise, buscamos identificar os tipos de signos (sí­mbolos, í­cones ou í­ndices) que mediaram o processo de significação. Assim, identificamos os três tipos de signos, sendo todos relevantes no processo de construção de significados. Destacamos que apesar da linguagem (tipo de signo sí­mbolo) ser importante, atravessando todo o processo, outros tipos de signos não podem ser negligenciados no processo de aprendizagem, visto que í­cones e í­ndices podem mediar o processo de significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Taynara Vieira de Melo Silva, & João Roberto Ratis Tenório da Silva. (2020). MEDIAÇÃO SEMIÓTICA NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE O CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1720