CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO REVELADAS POR ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE PARTILHA
Resumo
Este texto tem por objetivo analisar as características do pensamento algébrico reveladas por três alunos dos anos finais do ensino fundamental (dois do 6º ano e um do 7º ano) na resolução de um problema de partilha. A análise foi feita a partir das respostas dos alunos a um problema de partilha e de uma entrevista de explicitação realizada após a aplicação do problema. Como resultados verificamos que apesar de ainda não terem estudado equações polinomiais do 1º grau, conceito que está relacionado aos problemas de partilha, para chegar na resposta correta do problema, um aluno mobilizou três características do pensar algebricamente, a capacidade de estabelecer relações, de modelar e de construir significado para a linguagem e o objeto algébrico, outro mobilizou, além das três características supracitadas, mais uma, a capacidade de generalizar e o último mobilizou todas as cinco características do pensamento algébrico, ou seja, além das quatro já apresentadas, ele mobilizou a capacidade de operar com o desconhecido como se fosse conhecido, revelando, portanto, que em alguns casos não é necessário dominar a linguagem algébrica e sua manipulação para pensar algebricamente.