DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: um olhar voltado à formação futura de professores de química
Resumo
No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos em Química por meio de desenvolvimento de histórias em quadrinhos. O trabalho foi desenvolvido por 12 alunos de Graduação, 1 aluno de Pós-graduação e pelo Professor-orientador, do Curso de Licenciatura Plena em Química, em fase final, do PETQ-UESPI. Mas apenas 6 participaram de todo o processo de desenvolvimento e avaliação. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista, com a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que os Licenciandos em Química gostaram de trabalhar com as HQs. Observou-se também ser veículo diferenciado e enriquecedor no desenvolvimento de competências e habilidades por meio de elaboração, na formação dos futuros professores de química. Além disso, constatou-se que as HQs ajudam a tornar o ensino mais atraente e profícuo para os Licenciandos em Química, na sua arte de ensinar e aprender, aliando-se as atividades pedagógicas e lúdicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura.
Palavras-chave: Desenvolvimento de histórias em quadrinhos; Metodológica alternativa; Formação de professores de química.