DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: um olhar voltado à formação futura de professores de quí­mica

Autores

  • Ronaldo Silva Borges
  • João Ferreira Filho
  • Geraldo Eduardo Luz Jr

Resumo

No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos em Quí­mica por meio de desenvolvimento de histórias em quadrinhos. O trabalho foi desenvolvido por 12 alunos de Graduação, 1 aluno de Pós-graduação e pelo Professor-orientador, do Curso de Licenciatura Plena em Quí­mica, em fase final, do PETQ-UESPI. Mas apenas 6 participaram de todo o processo de desenvolvimento e avaliação. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista, com a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que os Licenciandos em Quí­mica gostaram de trabalhar com as HQs. Observou-se também ser veí­culo diferenciado e enriquecedor no desenvolvimento de competências e habilidades por meio de elaboração, na formação dos futuros professores de quí­mica. Além disso, constatou-se que as HQs ajudam a tornar o ensino mais atraente e profí­cuo para os Licenciandos em Quí­mica, na sua arte de ensinar e aprender, aliando-se as atividades pedagógicas e lúdicas a disciplinas de conteúdo especí­fico desde o iní­cio da formação em licenciatura.

Palavras-chave: Desenvolvimento de histórias em quadrinhos; Metodológica alternativa; Formação de professores de quí­mica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Ronaldo Silva Borges, João Ferreira Filho, & Geraldo Eduardo Luz Jr. (2020). DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: um olhar voltado à formação futura de professores de quí­mica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1723