INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais

Autores

  • Fabio Alexandre Araújo Santos

Resumo

A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs tem sido tema recorrente nos debates sobre educação por todo o território nacional. A construção de uma identidade dessa instituição de ensino suscitou reflexões acerca do seu papel no interior das atuais polí­ticas públicas para a educação brasileira. Este artigo a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de análise documental visa discutir o papel dessas instituições no tocante ao desenvolvimento e à modernização de uma educação voltada à construção da cidadania e da transformação social. Tal discussão tem por objetivo principal compreender os processos de consolidação das diretrizes educacionais dos referidos Institutos Federais, assim como refletir sobre os princí­pios que regem a educação profissional e tecnológica de ní­vel médio no contexto das atuais polí­ticas públicas da educação.

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Publicado

2020-05-02

Como Citar

Fabio Alexandre Araújo Santos. (2020). INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724