RELAÇÃO ENTRE METAS EDUCACIONAIS E PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: estudo de caso em uma escola estadual do interior do Ceará

Autores

  • Márcio Kleber Morais Pessoa
  • Manoel Moreira de Sousa Neto

Resumo

O objetivo geral deste texto é compreender a relação entre as metas educacionais oficiais e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos por meio de estudo de caso, em uma escola da rede estadual do Ceará, a partir da visão dos sujeitos escolares: professores, gestores de ensino e gestores educacionais. Com isso, buscaremos compreender como as metas estipuladas e as formas de alcançá-las influenciam no aprendizado dos alunos. Os objetivos especí­ficos são: (i) identificar como os sujeitos escolares responsáveis pelo processo educativo na escola estudada buscam alcançar as metas estipuladas pelo sistema de ensino; (ii) compreender como aqueles sujeitos relacionam a busca pelas metas e o aprendizado dos alunos; (iii) discutir o papel do gerencialismo na educação escolar pública. Foram efetivadas as seguintes técnicas e métodos de pesquisa para a realização do estudo de caso: "observação flutuante", análise documental e revisão de literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Márcio Kleber Morais Pessoa, & Manoel Moreira de Sousa Neto. (2020). RELAÇÃO ENTRE METAS EDUCACIONAIS E PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: estudo de caso em uma escola estadual do interior do Ceará. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1725