ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares

Autores

  • Rhenan Ferraz de Jesus
  • Rosane Nunes Garcia

Resumo

O tema saúde tem sido discutido quanto ao seu ensino na escola. O objetivo deste artigo é analisar como está configurada a temática saúde para o ensino de Biologia e na área das Ciências da Natureza, na ótica docente e a partir da análise em documentos escolares. Para atingir tal objetivo fizemos uma pesquisa documental e entrevistas com professores. A abordagem de temas referentes à saúde nos documentos articula-se com: 1) a perspectiva da Saúde Coletiva e a Literacia em saúde; 2) as temáticas meio ambiente e ciência e tecnologia; e 3) trabalho pautado em valores. Na perspectiva dos professores, essa abordagem está: 1) presente em documentos curriculares; 2) as temáticas consideradas mais importantes fazem parte do contexto de vida dos alunos; e 3) a promoção da saúde, como a perspectiva de saúde que norteia as atividades docentes. Desse modo, a abordagem de temas acerca da saúde está articulada com a proposta da escola e com o trabalho dos professores em perspectivas diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Rhenan Ferraz de Jesus, & Rosane Nunes Garcia. (2020). ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1726