EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS ESTUDANTES DA EJA:

a educação iguala as oportunidades?

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância, Igualdade de oportunidades, resgate social.

Resumo

Este artigo discute se a legislação educacional brasileira está sendo aplicada de maneira a cumprir o que ela própria determina em relação aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, ou seja, se é garantido aos jovens e adultos a igualdade das oportunidades de aprendizagem. Para tanto, o artigo apresenta um histórico dos aspectos legais e, portanto, dos direitos de aprendizagem de jovens e adultos, incluindo as formas de certificação. A partir desse histórico, verifica-se a demanda pela certificação. Além disso, apresenta-se a aplicação de ferramenta de ensino à distância, que permitem a discussão de um aspecto especí­fico da EJA.  Conclui-se que tais práticas promovem a aprendizagem dos conteúdos mais significativos, notadamente aqueles nos quais os estudantes demonstram maiores dificuldades de aprendizado, em especial nas áreas ade Ciências da Natureza e Matemática. A partir desse panorama, discutem-se possí­veis novos caminhos para o ensino, aprendizagem e certificação na EJA.

Downloads

Biografia do Autor

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, é professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde. Associada í  Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Cientí­fica, Fontes de Informação Cientí­fica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Saenger, P. H., & Fontoura Teixeira, M. do R. (2020). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS ESTUDANTES DA EJA: : a educação iguala as oportunidades?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2180