SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ARCO DE MAGUEREZ A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SOBRE O TEMA RADIOATIVIDADE

Autores

  • Vanusa Pereira Oliveira Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo: Cachoeiro de Itapemirim, ES
  • Fabielle Castelan Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo: Cachoeiro de Itapemirim, Espí­rito Santo https://orcid.org/0000-0002-5440-3417
  • Tiago Destéffani Admiral Instituto Federal Fluminense: Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-3829-5778

Resumo

O ensino da Radioatividade apresenta, algumas barreiras na sua abordagem e na concepção do educando. Isto pode estar relacionado como o fato deste conceito precisar de grande abstração, pois as transformações ocorrem a ní­vel microscópico. O presente trabalho tem por objetivo sugerir uma proposta de sequência didática baseada nas etapas do Arco de Maguerez a partir do diagnóstico obtido através de uma investigação realizada com professores das redes Federal, Estadual e privada. Utilizaremos como base o seriado Chernobyl para a problematização, levantado o questionamento: É possí­vel medir a Radioatividade? Para o desenvolver das etapas sugerimos a construção de um contador Geiger a partir da plataforma Arduino. A proposta baseada na problematização é relevante para o ensino desde que permite uma proximidade com a realidade do estudante, desenvolvendo habilidades sociais, cientí­ficas e tecnológicas, tornando a aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Pereira Oliveira, V., Castelan Marques, F., & Destéffani Admiral, T. (2020). SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ARCO DE MAGUEREZ A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SOBRE O TEMA RADIOATIVIDADE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2192

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)