DISTORÇÕES ENTRE A BNCC E O ENEM

uma visão focada em ciências da natureza utilizando a taxonomia de bloom revisada

Autores

Palavras-chave:

ENEM, BNCC, Avaliação, Taxonomia de Bloom Revisada

Resumo

A recém implementada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças para a organização escolar e uma análise profunda da metodologia de avaliação do ensino médio precisa ser realizada. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os itens de Quí­mica presentes nas edições do Enem de 2015 a 2019, assim como das orientações presentes na BNCC, utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), a fim de promover uma classificação das demandas cognitivas e da dimensão do conhecimento solicitadas por cada um dos itens. Os dados evidenciam um desalinhamento entre a recém-implementada BNCC e os itens do Enem. Ressalta-se a necessidade de se reformular o método de avaliação do ensino médio, visto que a prova objetiva é um método que, além de não atingir os graus máximos de ordem cognitiva aparece como uma avaliação superficial do indiví­duo testado.

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Biografia do Autor

Fabielle Castelan Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo

Doutor em Ciências Naturais pela UENF. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES campus Cachoeiro de Itapemirim e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do IFES.

Bruno Costa do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo

Pós-graduado em Ensino de Ciências Naturais com Ênfase em Fí­sica e Quí­mica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES.

Tercio da Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo

Doutor em Agroquí­mica pela UFES. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do IFES.

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Publicado

2021-03-12

Como Citar

Castelan Marques, F., Costa do Nascimento, B., & da Silva de Souza, T. . (2021). DISTORÇÕES ENTRE A BNCC E O ENEM: uma visão focada em ciências da natureza utilizando a taxonomia de bloom revisada. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2338