O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO INTEGRADO AO MÉDIO

Autores

  • Ana Sara Castaman
  • Ricardo Antonio Rodrigues

Resumo

O trabalho adquiriu um sentido polissêmico. Não é algo a priori nefasto ao ser humano, como a categoria semântica de tripalium (tortura), vista nos primórdios da civilização ocidental. Logo, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) deve tematizar o trabalho como princí­pio educativo, enquanto condição para o ensino no Currí­culo Integrado, formando trabalhadores para o mundo do trabalho, mas considerando estes como sujeitos partí­cipes das decisões que lhes dizem respeito. Assim, este ensaio tem por objetivo investigar acerca do trabalho como princí­pio educativo na EPT, de modo a compreender suas implicações no ensino integrado ao médio. Este estudo de abordagem qualitativa está pautado em uma pesquisa bibliográfica, dividida em 2 partes: a) trata de noções, conceitos e fundamentos sobre o trabalho como princí­pio educativo; b) alude aos desafios e possibilidades do trabalho como princí­pio educativo na educação integral.

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Publicado

2020-08-26

Como Citar

Ana Sara Castaman, & Ricardo Antonio Rodrigues. (2020). O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO INTEGRADO AO MÉDIO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2291