OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo compreender como atividades com o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) pode contribuir para a prática pedagógica de professores de Química em um curso de formação continuada. No delineamento desta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou-se proporcionar aos professores dessa disciplina, atividades formativas com o uso de ODA. Tratou-se de um momento específico de um curso de formação continuada, no qual se utilizou um simulador digital para o estudo de conceitos de Química. Os resultados apontaram que, além de possibilitar aos professores uma reflexão sobre as suas práticas, o curso também propôs sugestões para que houvesse maior aproximação em relação aos conceitos a serem ensinados na disciplina. Além disso, os dados indicaram que o uso de ODA pode romper com as limitações físicas e estruturais do ensino tradicional. Ademais, as práticas pedagógicas apresentam desafios que merecem atenção quando se pretende desenvolver atividades com ODA para o ensino de Química.