OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Alessandro Felix Pascoin
  • José Wilson Pires Carvalho

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo compreender como atividades com o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) pode contribuir para a prática pedagógica de professores de Quí­mica em um curso de formação continuada. No delineamento desta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou-se proporcionar aos professores dessa disciplina, atividades formativas com o uso de ODA. Tratou-se de um momento especí­fico de um curso de formação continuada, no qual se utilizou um simulador digital para o estudo de conceitos de Quí­mica. Os resultados apontaram que, além de possibilitar aos professores uma reflexão sobre as suas práticas, o curso também propôs sugestões para que houvesse maior aproximação em relação aos conceitos a serem ensinados na disciplina. Além disso, os dados indicaram que o uso de ODA pode romper com as limitações fí­sicas e estruturais do ensino tradicional. Ademais, as práticas pedagógicas apresentam desafios que merecem atenção quando se pretende desenvolver atividades com ODA para o ensino de Quí­mica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Alessandro Felix Pascoin, & José Wilson Pires Carvalho. (2020). OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2293