ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, língua portuguesa, biologia, ensino remotoResumo
Construir colaborativamente propostas que visem integrar diferentes saberes propicia aos discentes e aos docentes experiências significativas, as quais permitem a problematização de suas realidades. Nesse sentido, o escopo de nosso trabalho é trazer à tona uma experiência interdisciplinar entre os componentes de Biologia e Língua Portuguesa realizada com estudantes do ensino médio técnico integrado dos cursos de Administração e Cooperativismo, no Instituto Federal do Paraná, que ocorreu durante o período de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da Covid-19 e teve por base teórica os pressupostos de Raynaut (2011; 2014) quanto à interdisciplinaridade e freirianos no relativo à formação crítica do estudante. A atividade proposta demonstrou quão proveitoso pode ser um trabalho interdisciplinar planejado e executado conjuntamente, de modo que compreendemos que não existe área do conhecimento superior í s demais e que todo conhecimento é incompleto, permitindo que haja a ampliação desse e, por consequência, o diálogo entre os saberes.