DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

o que dizem professores de Matemática

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Reforma Curricular, Professores de Matemática, Documentos Oficiais

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o perí­odo inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possí­veis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020). Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Cursa Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Eatadual de Maringá (atual). Possui bolsa de doutorado, financiado pela CAPES.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, Brasil, 1994). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Brasil, 2011). Professora do Departamento de Matemática e Estatí­stica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2011. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. É autora de diversos artigos em revistas e procedimentos referenciados nas áreas de polí­ticas educacionais e formação de professores, desenvolvimento de currí­culos e práticas de ensino, ensino e aprendizagem, psicanálise e educação matemática. Membro do conselho editorial da Revista Intersaberes e Praxis Educativa. Editor associado da Frontiers in Educational Psychology desde 2015.

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2019); Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019); Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG (2016); Participou de vários eventos dentro da área de Educação Matemática. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Polí­ticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE), do Grupo Tecnologias Educacionais em Educação Matemática (GTEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GPEM). Tem experiência e pesquisa na área da Educação Matemática, atuando principais nos seguintes temas: ensino da matemática, educação, jogos matemáticos, gamificação, formação de professores e resolução de problemas.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Gonzales Jolandek, E., Pereira, A. L., & Rodrigues Mendes, L. O. . (2021). DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129