DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

o que dizem professores de Matemática

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Reforma Curricular, Professores de Matemática, Documentos Oficiais

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o perí­odo inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possí­veis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores.

Downloads

Biografia do Autor

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020). Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Cursa Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Eatadual de Maringá (atual). Possui bolsa de doutorado, financiado pela CAPES.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, Brasil, 1994). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Brasil, 2011). Professora do Departamento de Matemática e Estatí­stica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2011. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. É autora de diversos artigos em revistas e procedimentos referenciados nas áreas de polí­ticas educacionais e formação de professores, desenvolvimento de currí­culos e práticas de ensino, ensino e aprendizagem, psicanálise e educação matemática. Membro do conselho editorial da Revista Intersaberes e Praxis Educativa. Editor associado da Frontiers in Educational Psychology desde 2015.

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2019); Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019); Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG (2016); Participou de vários eventos dentro da área de Educação Matemática. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Polí­ticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE), do Grupo Tecnologias Educacionais em Educação Matemática (GTEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GPEM). Tem experiência e pesquisa na área da Educação Matemática, atuando principais nos seguintes temas: ensino da matemática, educação, jogos matemáticos, gamificação, formação de professores e resolução de problemas.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Gonzales Jolandek, E., Pereira, A. L., & Rodrigues Mendes, L. O. . (2021). DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129