OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO

AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Imagem. Violência. Pandemia. Ensino de História. Livros Didáticos.

Resumo

Medusa era uma mulher bela que seduziu Posseidon, esposo de Atena. Para vingar-se, Atena a amaldiçoou transformando-a em uma figura horrenda, com corpo e cabelos de serpente. Todas as pessoas que a olhassem em seus olhos, imediatamente as hipnotizava para em seguida petrificá-las. A única maneira de olhar para Medusa e escapar da maldição de ser transformado em pedra, era através de seu reflexo. Medusa é utilizada neste artigo como uma representação . Nos dispomos a analisar relatos de pandemias presentes nos livros didáticos de História pela perspectiva da imagem.  Outrossim, preferimos enxergá-las pelo reflexo trazido pela Historiografia, mais especificamente, trazido pelas leituras de imagens e que servem como anteparo de conclusões apressadas e parciais.  Analisar sobre a forma como os alunos interpretam os conteúdos visuais sobre as pandemias, é um dos meios para entender como os atuais estudantes  assimiliam o momento presente da atual pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Athens Institute for Education and Research

Pesquisador do Athens Institute for Education and Research (Grécia). 
Pós-Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (PNPD/CAPES)
Professor visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ana Meyre de Morais, Universidade Federal Rural do Semiárido

Mestra em Ensino pelo (POSENSINO) associação ampla UERN, UFERSA, IFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: apreensões e percepções (CNPq/UFERSA).
Secretaria de Educação de Barauna - RN

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Tamanini, P. A., & de Morais, A. M. (2021). OLHANDO A MEDUSA PELO REFLEXO DO ESCUDO: AS IMAGENS DAS PANDEMIAS NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3167