UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Mestrado Profissional, Produtos Educacionais, Programa de Pós-GraduaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo a análise dos produtos educacionais desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2020, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), na Universidade Regional de Blumenau, com base em critérios como nível e categoria de ensino, tipo de produto educacional, utilização de recursos tecnológicos e abordagem teórica. A pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, os dados foram coletados por meio de documentos e a sua análise realizada com base em um tratamento estatístico. Como resultados obtidos, constatou-se a considerável concentração de produtos educacionais elaborados com foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, a alta concentração de trabalhos caracterizados como sequências didáticas e a queda gradual ao longo do tempo em relação ao uso exclusivo de recursos manuais na aplicação destes.