OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

experiências no estado do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Saberes Docentes, Rede Pública de Ensino, Ceará, Covid-19

Resumo

As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nairley Cardoso Sá Firmino, Secretaria de Educação do estado do Ceará

Doutora em Biotecnologia (UFC - 2016), Mestre em Biotecnologia (UFC - 2012), Graduada em Licenciatura em Quí­mica (UVA - 2009). Atualmente trabalha como Coordenadora Adjunta do Curso de Quí­mica da UVA, professora de Quí­mica do Curso de Bacharelado em Farmácia e faz parte do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário Inta - UNINTA. Além disso, desenvolve pesquisas na área de atividade biológica de moléculas provenientes de Produtos Naturais e na área de Ensino de Quí­mica, desenvolve atividades com uso de metodologias ativas para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

Diego Farias Firmino, Secretaria de Educação do estado do Ceará

Licenciado em Quí­mica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011), Especialista em Educação Quí­mica pela Universidade Cândido Mendes (2013) e Mestre em Biotecnologia (UNINTA). Trabalha no Centro de Educação í  Distância do Estado do Ceará e Professor de Quí­mica dos Cursos de Engenharia da Produção, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Farmácia do Centro Universitário Inta - UNINTA.

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Assistente D da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e pesquisadora, compondo o Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza (UECE), desenvolvendo investigações na área de Ensino de Ciências e Quí­mica, com interesse nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; estágio supervisionado e metodologias para o ensino de Ciências e de Quí­mica. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Mestre em Educação pela UECE, Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Quí­mica e em coordenação pedagógica pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Licenciada em Quí­mica pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Possui experiência de mais de 10 anos na Educação Básica, atuando como professora de Ciências no Ensino Fundamental e de Quí­mica no Ensino Médio, além de ter exercido a função de coordenadora pedagógica nesse âmbito escolar.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Lí­nguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB). Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE).

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Cardoso Sá Firmino, N., Farias Firmino, D., Rodrigues Leite, L., & Simão Martins, E. (2021). OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210