OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
experiências no estado do Ceará
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Saberes Docentes, Rede Pública de Ensino, Ceará, Covid-19Resumo
As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais.