O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORÂNEIDADE

interdisciplinaridade, formação humana integral, reflexão e historicidade

Autores

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa acerca das configurações e intencionalidades do ensino de História nas polí­ticas curriculares para o Ensino Médio no estado do Rio Grande do Sul. Toma como recorte temporal os documentos curriculares contemporâneos e que antecederam a atual Reforma do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a análise documental, que envolveu o tratamento analí­tico do corpus analí­tico formado por esses documentos curriculares. As análises realizadas à luz do referencial teórico escolhido fizeram emergir as categorias:  interdisciplinaridade, formação humana integral, reflexão e historicidade. Dentre os resultados destacamos que o ensino de História, interdisciplinar, contextualizado e reflexivo, vem a proporcionar a formação humana integral dos estudantes que são sujeitos históricos, formação essa, que representa uma questão de justiça ao considerarmos a história da educação brasileira e suas variadas formas de exclusão.                                                                                                                                 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luthiane Miszak Valença de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (Bolsista Capes Proex). Mestra em Educação e Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Professora da Rede Estadual e Municipal em Santo Ângelo-RS.

Oto João Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação. Professor Associado magistério superior da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó-SC.

Downloads

Publicado

2022-01-23

Como Citar

Miszak Valença de Oliveira, L., & João Petry, O. (2022). O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORÂNEIDADE: interdisciplinaridade, formação humana integral, reflexão e historicidade. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3233