FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL

formar para a docência ou para a indiligência pedagógica?

Autores

Resumo

Neste estudo, de cunho teórico, buscamos discutir alguns acontecimentos relacionados ao surgimento e desenvolvimento dos cursos de formação de professores de Quí­mica no Brasil e de que forma essa trajetória tem implicado na estruturação curricular das licenciaturas na atualidade. Partimos do entendimento de que, mesmo tendo ocorrido mudanças, esses cursos ainda encontram fundamentação em concepções tecnicistas que dificultam visualizar uma licenciatura com identidade profissional própria e que valorize a docência. No entanto, são diversos os condicionantes que alimentam esse cenário de desvalorização da formação docente, o que demanda não apenas de mudanças curriculares, mas também entre os professores formadores, entre os alunos e nas polí­ticas de fomento à formação e atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), lotado no Departamento de Quí­mica Biológica. Doutorando em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC) e Licenciado em Quí­mica (IFCE). Integrante do  Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Universitátis (FaE/UFMG). 

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Quí­mica Industrial e Engenheira Quí­mica (UFC). Mestra em Quí­mica Inorgânica (UFC). Doutora em Educação (UFC), com Pós-doutorado em Educação (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC

Downloads

Publicado

2022-01-23

Como Citar

Andrade da Silva, W. D., & Christina Bravo e Sá Carneiro, C. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258