PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

Palavras-chave:

Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resí­duos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resí­duos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores í­ndices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucianne Farias da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Possui graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das íguas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018) e graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2021). Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, Amazônia, sustentabilidade, biogeoquí­mica das águas e gestão de resí­duos.

Amanda Estefânia de Melo Ferreira, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Pará (2010), mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2012) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência em Sustentabilidade Urbana, Estudos Socioambientais e Engenharia Sanitária e Ambiental com enfase em Gestão e Tratamento de Resí­duos Sólidos.

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Farias da Silva, L., & de Melo Ferreira, A. E. (2021). PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3303