PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GESTíO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Palavras-chave:
Atividades práticas; Ensino superior; Ensino-aprendizagem.Resumo
Neste artigo objetivamos apresentar uma proposta para o ensino da disciplina Gestão de Resíduos Sólidos para cursos de graduação, visando a aplicabilidade prática dos conceitos à área. A partir de atividades práticas como a elaboração de PGRS, confecção de produtos a partir da reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, palestras ministradas por egressos do curso e realização de evento com enfoque nos resultados produzidos pelos discentes, buscamos avaliar a percepção deles, através de fichas de avaliação, sobre a abordagem metodológica adotada. As respostas dos discentes, demonstraram que as práticas metodológicas empregadas foram eficientes no processo de ensino-aprendizagem e bem recebidas como métodos avaliativos, destacando-se positivamente, melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, maior engajamento dos estudantes, menores índices de evasão e maior compreensão do papel que poderão ocupar no mercado de trabalho.