FORMAÇÃO DOCENTE E DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO

Congo e Folia de Reis na Serra/ES

Autores

Resumo

O presente trabalho é resultado de estudos e pesquisas sobre as relações étnico-raciais na formação continuada de professores, tendo por base uma proposta epistemológica decolonial. Como problema de pesquisa, o estudo questiona de que maneira é possí­vel elaborar com professores de ensino fundamental uma formação reflexiva e participativa, analisando e renovando as práticas docentes junto à cultura imaterial local, sobretudo, por meio das expressões da Folia de Reis e do Congo, para descolonizar o currí­culo no trabalho com a diversidade cultural e étnico-racial. Constitui-se em pesquisa de caráter qualitativo, recorrendo-se í s caracterí­sticas de abordagem da pesquisa participante. O estudo de campo foi realizado com docentes do municí­pio de Serra, Espí­rito Santo. Como principais considerações-sí­nteses, a investigação indica que as práticas formativas foram essenciais, oportunizando novas reflexões ao coletivo docente, ampliando o movimento para transfigurações da práxis com a diversidade étnico-cultural.

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Biografia do Autor

Aldieris Braz Amorim Caprini, Instituto Federal do Espí­rito Santo - IFES

Professor no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades. Instituto Federal do Espí­rito Santo – IFES.

Kalline Pereira Aroeira, Universidade Federal do Espí­rito Santo - UFES

Professora no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE).

Nadia Juliana Rodrigues Serafim, Secretaria de Educação do Municí­pio da Serra/ES - SEDU

Professora do ensino básico, assessora pedagógica atuante na formação de professores da Secretaria de Educação do Municí­pio da Serra/ES - SEDU.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Aldieris Braz Amorim Caprini, Kalline Pereira Aroeira, & Nadia Juliana Rodrigues Serafim. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO: Congo e Folia de Reis na Serra/ES. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3321