RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO

Autores

Resumo

O objetivo dessa investigação foi identificar as contribuições da relação teoria e prática para a mudança da prática educativa de professores que atuam em escolas do campo. A pesquisa qualitativa crí­tica teve como lócus o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí­, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI. Os interlocutores foram 05 (cinco) professores de escolas do campo. Como técnicas de produção de dados utilizamos a observação, rodas de conversa e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso pesquisado. Os resultados apontam que a formação inicial docente na LEdoC possibilita rupturas paradigmáticas e promove inovações, onde a prática ganha sentido e não é vista como mera aplicação da teoria, mas como um referencial de busca para a ressignificação da prática educativa, partindo das necessidades sentidas e percebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. 

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Doutora em Educação, Currí­culo e Ensino pela UFC. Professora Associada II e integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. 

ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Doutoranda em Educação (PPGEd/UFPI). Professora da Universidade Federal do Piauí­. 

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Raimunda Alves Melo, Antonia Dalva França-Carvalho, & ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti. (2021). RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323