FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

concepções de professoras de municí­pios cearenses

Autores

Resumo

Tendo em vista a marca feminina na docência da Educação Infantil, realidade ainda presente no Brasil, este trabalho oportunizou a escuta a mulheres sobre sua formação. Buscou-se, portanto, compreender as concepções sobre a formação continuada de quatro professoras, atuantes nos municí­pios de Sobral e Fortaleza, pertencentes ao estado do Ceará. A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo sido feito uso da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que há regularidade na oferta de formação continuada nas duas cidades, no entanto, pouca participação das professoras nas temáticas abordadas. As docentes veem a formação como uma oportunidade de refletirem sobre a prática e reconhecem o papel mediador dos formadores. Com isso concluí­mos que embora a formação não responda sozinha pelo atendimento í s necessidades das professoras, sem ela é alargada a distância entre a Educação que se tem e a que se deseja.

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Biografia do Autor

Marta Suiane Barbosa Machado Gomes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação (UECE). Graduada em Pedagogia (UFC). Professora efetiva da Rede Pública Municipal de Fortaleza e superintendente escolar do Distrito de Educação 5, pertencente í  Secretaria Municipal de Educação. 

Romária de Menezes do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação (UECE). Graduada em Pedagogia (UVA). Professora da Educação Infantil na Rede Pública do municí­pio de Sobral/Ce. 

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação (UECE). Professora Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (Educas/UECE). 

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Marta Suiane Barbosa Machado Gomes, Romária de Menezes do Nascimento, & Giovana Maria Belém Falcão. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções de professoras de municí­pios cearenses. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3326