CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender as contribuições de um grupo de pesquisa para a constituição da formação profissional e dos saberes docentes dos seus integrantes. Utilizou-se a abordagem qualitativa e método Estudo de Caso. Os participantes do estudo foram 49 integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Fí­sica Escolar (GEPEFE). Fez-se uso de questionário online para coletar os dados e análise de conteúdo de Minayo. Nos resultados foi possí­vel compreender a importância que o grupo de pesquisa representa na constituição da formação profissional e na aquisição de saberes docentes para os integrantes no que tange a autonomia, experiência com pesquisa e aprimoramento do conhecimento. Portanto, o grupo de pesquisa tem função primordial na formação profissional e remete a um campo amplo que envolve o pessoal, o profissional e o institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Adriana Borges dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tutora EAD Educação Superior (UECE). Professora da Educação Básica em Maracanaú. 

Aline Soares Campos, Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. 

Symon Tiago Brandão de Souza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. 

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Maria Adriana Borges dos Santos, Aline Soares Campos, & Symon Tiago Brandão de Souza. (2021). CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3332