FORMAÇÃO DOCENTE

circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente

Autores

Resumo

O presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construí­da do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no iní­cio da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princí­pio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Doutora em Educação (USP). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). 

Adriana Machado de Souza

Mestre em Educação (UNIFAP). Professora da rede pública do estado do Amapá (GEA). 

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Angela do Céu Ubaiara Brito, & Adriana Machado de Souza. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE : circunstância que influenciaram o ser professor da infância no iní­cio da carreira docente. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3333