FORMAÇÃO DOCENTE
circunstância que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente
Resumo
O presente trabalho apresenta a discussão de formação de professores na educação infantil e teve como investigação a pergunta norteadora: quais as circunstâncias que influenciaram o ser professor da infância no início da carreira docente? Objetivou-se compreender a correlação entre formação docente e a imagem construída do professor da infância, no que se refere ao perfil e atuação no início da docência. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa com uso do método de estudo de caso. Utilizou-se a Hermenêutica-Dialética como princípio para a análise dos dados, respeitando as questões ética da pesquisa. Os dados indicaram que os fatores socioeconômicos e a convivência com professores e ambientes durante a infância foram predominantes para a constituição do ser professora. Também, entendeu-se nessa construção o reconhecimento de espaços na dimensão lúdica relacionada à criança e infância e sua relação com o conhecimento que auxiliaram na primeira docência de professora da infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.