IMPROVISAÇÃO TEATRAL ESPONTÂNEA PELO MÉTODO DE SPOLIN

um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Arte Educação, Teatro, Viola Spolin, Espontaneidade

Resumo

O proponente deste artigo tem como objetivo enfatizar a contribuição concisa do olhar do professor pesquisador das suas aulas, na disciplina Improvisação teatral pelo método de Viola Spolin. O docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João Del Rei também abarca outros autores e ressalta a espontaneidade como elemento base da prática pedagógica. Ao cursar a disciplina de estágio no curso de Mestrado em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ e realizar a prática nas aulas de Improvisação Teatral, o proponente desta pesquisa percebeu a importância de fazer este recorte do seu estágio. O procedimento metodólogo foi uma pesquisa bibliográfica documental qualitativa. Partiu do estudo da metodologia teatral da autora Viola Spolin e da coleta de dados no campo. O resultado satisfatório trouxe a contribuição da visão do professor pesquisador da sua ação educativa.

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Biografia do Autor

Joaquim Pires dos Reis, UFSJ

Graduando Pedagogia – IFSULDEMINAS, Licenciado em ARTES CÊNICAS - UFOP; Especializações em: Mí­dias na Educação pela UFSJ, ARTE-EDUCAÇíO pela PUC/Minas; Mestre em ARTES, URBANIDADES e SUSTENTABILIADE pela UFSJ.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

Reis, J. P. dos. (2021). IMPROVISAÇÃO TEATRAL ESPONTÂNEA PELO MÉTODO DE SPOLIN: um estudo de caso. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3343