AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL

uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais

Autores

Palavras-chave:

Polí­ticas Públicas, Educação Museal, Cultura, Práticas Educativas

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender como as polí­ticas públicas educacionais museais brasileiras contribuem para as práticas educativas na formação social e cultural do educando. Para tanto, fizemos uma abordagem sobre as práticas educativas em museus, apresentando a Polí­tica Nacional de Educação Museal (PNEM), os ideais filosóficos, históricos e sociológicos sobre a polí­tica na visão da democracia, bem como as polí­ticas públicas de educação e cultura para a sociedade brasileira de 1930 a 2018. No que concerne à Polí­tica Pública de Educação Museal, constatamos que seu desenvolvimento apresenta uma conquista para a sociedade, pois podemos levar para fora da sala de aula a visão concreta daquilo que muitas vezes só vemos nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal de Roraima UFRR – Roraima.

Bianca Maira de Paiva Ottoni Boldrini, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima CAp/UFRR – Roraima.

Elizangela da Silva Barboza Ramos, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Professora Adjunta na Universidade Federal de Roraima.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

Vasconcelos, K. C., Boldrini, B. M. de P. O. ., & Ramos, E. da S. B. (2021). AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352