INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES

dificuldades e desafios

Autores

Palavras-chave:

Professor iniciante, Inserção profissional, Iní­cio de carreira

Resumo

Este artigo representa o Estado da Arte realizado como parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre os professores iniciantes de Mogi das Cruzes e sua relação com a avaliação, tendo por objetivo compreender a produção de conhecimento na área. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre a temática de interesse, análise e fichamento dos artigos para realizar o estado da arte. Esse levantamento indicou que o iní­cio da carreira docente é marcado por desafios e dificuldades que influenciam os professores inclusive na continuidade ou não na profissão. Essa fase é fundamental para esse profissional, possuindo caracterí­sticas e necessidades próprias, que precisam ser levadas em consideração. Concluiu-se que apesar de estudos na área indicarem necessidades, como formação especí­fica e polí­ticas públicas de apoio ao professor iniciante, isso ainda não acontece de forma sistematizada no Brasil, havendo apenas alguns exemplos isolados.

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Biografia do Autor

Carolina Domingues Nepomuceno, SME de Mogi das Cruzes

Formada em Pedagogia e Letras, pós-graduanda no programa de Mestrado em Educação da UNIFESP. Formadora e técnica de orientação pedagógica na SME de Mogi das Cruzes.

Magali Aparecida Silvestre, UNIFESP

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora Associada I responsável pela disciplina Planejamento e Avaliação Educacional e pesquisadora no campo da formação de professores da educação básica e ensino superior.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

Nepomuceno, C. D., & Silvestre, M. A. . (2021). INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368