EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE

Autores

Palavras-chave:

Memória-História, Educação do Campo, Escola-Comunidade

Resumo

Analisa as narrativas dos participantes no processo formativo envolvendo escola e comunidade na Escola do Campo Margarete Cruz Pereira em Roda D"™água. Tal premissa evidencia a importância da memória como elemento central do resgate da identidade dos sujeitos que vivenciam a Educação do Campo. Compreendemos que se faz necessário nesta análise nos debruçarmos não só na importância do resgate da memória dos sujeitos, mas no processo de fortalecimento da História e memória da luta em nome do direito a educação e da vida dos sujeitos campesinos do campo e da cidade. A metodologia fundamenta-se na pesquisa participativa defendida por Brandão (2006), a partir de rodas de conversa baseado em Freire (1987), tendo como aporte a história oral, por meio das narrativas produzidas pelos sujeitos envolvidos no processo formativo. Destaca-se a valorização das memórias e dos saberes na Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar da Silva Passamai, Rede municipal de Cariacica-ES

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/IFES). Professor de história e Pedagogo na educação básica pela rede municipal de Cariacica-ES.

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Professor da Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES), Centro de Educação, Departamento de Educação Polí­tica e Sociedade. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espí­rito Santo (1997).

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Passamai, P. C. da S. ., & Oliveira, E. A. M. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3370