EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
Palavras-chave:
Memória-História, Educação do Campo, Escola-ComunidadeResumo
Analisa as narrativas dos participantes no processo formativo envolvendo escola e comunidade na Escola do Campo Margarete Cruz Pereira em Roda D"™água. Tal premissa evidencia a importância da memória como elemento central do resgate da identidade dos sujeitos que vivenciam a Educação do Campo. Compreendemos que se faz necessário nesta análise nos debruçarmos não só na importância do resgate da memória dos sujeitos, mas no processo de fortalecimento da História e memória da luta em nome do direito a educação e da vida dos sujeitos campesinos do campo e da cidade. A metodologia fundamenta-se na pesquisa participativa defendida por Brandão (2006), a partir de rodas de conversa baseado em Freire (1987), tendo como aporte a história oral, por meio das narrativas produzidas pelos sujeitos envolvidos no processo formativo. Destaca-se a valorização das memórias e dos saberes na Educação do Campo.