OS BASTIDORES DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

Resumo

Com o objetivo de compreender a contribuição das práticas educativas para a inclusão da pessoa com deficiência, buscou-se evidenciar os discursos pensados, produzidos e/ou reproduzidos pelo projeto polí­tico pedagógico e pela legislação estadual em paralelo à narrativa dos sujeitos, profissionais de educação, responsáveis em mediar as atividades da pessoa com deficiência em salas de atendimento especializado. Utilizando-se da abordagem arqueogenealógica desenvolve-se a análise do arquivo problematizando e destacando assim três formações discursivas que permitem a compreensão de que, por mais que a educação seja preconizada como inclusiva, os envolvidos compreendem que ela não é, porém propagam um discurso que, na prática, difere da realidade vivenciadas por eles, evidenciando assim alguma coerção velada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro (Portugal). Professor efetivo no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) e de filosofia nos cursos de graduação na área de Filosofia na Universidade Federal do Amazonas, campus Humaitá.

Rosangela Carvalho da Costa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua no Núcleo de Atendimento á Pessoas com Necessidades Educacionais Especí­ficas-NAPNE no Instituto Federal do Amazonas. 

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Valmir Flores Pinto, & Rosangela Carvalho da Costa. (2022). OS BASTIDORES DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3398