SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO

Mindfulness para estudantes com altas habilidades/superdotação

Autores

Palavras-chave:

Mindfulness; Altas Habilidades; Superdotação; Estudantes; Saúde Mental

Resumo

Este ensaio foi produzido a partir de revisão narrativa de literatura, apoiada em capí­tulos de livros, ensaios teóricos e artigos cientí­ficos e, assim, aborda como a prática de Mindfulness pode contribuir para a saúde mental de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os estudos nos quais este ensaio foi embasado reportam que a meditação Mindfulness pode exercer influências benéficas sobre variáveis relacionadas a aspectos acadêmicos, intrapessoais, sociais e do bem estar psicológico desses estudantes. Tais influências estão relacionadas aos efeitos sobre a estrutura e atividade cerebral decorrentes de práticas meditativas, quando executadas com regularidade. Este ensaio teórico pode contribuir para que pesquisas futuras ampliem conhecimentos e dados cientí­ficos a respeito do uso do Mindfulness em estudantes com altas habilidades/superdotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Vazzoler Mendonça, UNESP

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC-Campinas) e Psicologia (Anhanguera-Kroton); Especialização em Gestão da Qualidade e Gestão de Negócios pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG); Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru.

Anderson Ricardo Malmonge Barbosa Luciano, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru)

Graduado em Psicologia (UNIP-Bauru) e Graduando em Educação Fí­sica (UNESP-Bauru); Especialização em Formação Didádico-Pedagógica para cursos na modalidade a distância (UNIVESP); Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru); Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru).

Carina Alexandra Rondini, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto

Graduada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. 

Downloads

Publicado

2022-01-23

Como Citar

Vazzoler Mendonça, A., Malmonge Barbosa Luciano, A. R. ., & Rondini, C. A. (2022). SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO: Mindfulness para estudantes com altas habilidades/superdotação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3402