SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO
Mindfulness para estudantes com altas habilidades/superdotação
Palavras-chave:
Mindfulness; Altas Habilidades; Superdotação; Estudantes; Saúde MentalResumo
Este ensaio foi produzido a partir de revisão narrativa de literatura, apoiada em capítulos de livros, ensaios teóricos e artigos científicos e, assim, aborda como a prática de Mindfulness pode contribuir para a saúde mental de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os estudos nos quais este ensaio foi embasado reportam que a meditação Mindfulness pode exercer influências benéficas sobre variáveis relacionadas a aspectos acadêmicos, intrapessoais, sociais e do bem estar psicológico desses estudantes. Tais influências estão relacionadas aos efeitos sobre a estrutura e atividade cerebral decorrentes de práticas meditativas, quando executadas com regularidade. Este ensaio teórico pode contribuir para que pesquisas futuras ampliem conhecimentos e dados científicos a respeito do uso do Mindfulness em estudantes com altas habilidades/superdotação.