A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU MÚLTIPLA E O ENSINO INCLUSIVO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Institutos Federais; Educação profissional e tecnológica; Ensino inclusivo; Estudantes público da educação especial

Resumo

As polí­ticas educacionais atuais, que se propõem inclusivas, têm fomentado o acesso de estudantes com deficiência intelectual (DI) ou deficiência múltipla (DM) ao ensino regular, inclusive na formação profissional. Entretanto, é preciso observar até que ponto os processos de ensino têm favorecido a aprendizagem e formação profissional desses estudantes. Assim, este ensaio objetiva refletir acerca das práticas de ensino direcionadas a estudantes com DI ou DM, de modo a compreender as implicações para sua efetivação nos Institutos Federais. O estudo, de abordagem qualitativa, amparou-se na pesquisa bibliográfica e explicitou questões como: a) as práticas de ensino direcionadas a estudantes com DI ou DM na educação básica; b) os desafios contextuais dos Institutos Federais que impactam no ensino inclusivo; c) as demandas do ensino inclusivo de estudantes com DI ou DM e as implicações para o ensino que visa a profissionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanessa Moreira de Oliveira, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Assistente Social no IF Sudeste MG.

Cristina Maria Carvalho Delou, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UERJ. Professora aposentada da UFF. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

2022-02-05

Como Citar

Moreira de Oliveira, W., & Carvalho Delou, C. M. (2022). A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU MÚLTIPLA E O ENSINO INCLUSIVO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3457