A INTELECTUAL (APAIXONADA) VAI AO SERTíO

(re) imaginando comunidades a partir d'O Quinze

Autores

Palavras-chave:

Comunidades imaginadas; Nordeste; Romance de 30; Rachel de Queiroz

Resumo

Esse artigo se volta í s caracterí­sticas da espacialidade nordestina atribuí­das pelos textos que compuseram o "Romance de 30". Dentro da amplitude composta por essas ficções, o objeto delimitado se restringe ao livro O Quinze (Rachel de Queiroz - 1930), a fim de discutir como se operam, em meio í s regras de seu universo, os encontros entre o "rural" e o "urbano", entre analfabetos e intelectuais. Para tanto, as reflexões se direcionam í s afinidades, paixões e laços de sangue presentes na narrativa. A partir dessa leitura, problematiza-se certa percepção que resume o enredo da obra ao mundo rural, abrevia o lugar dos personagens letrados e reduz elementos formais a uma "escrita objetiva". Dessa forma, se elabora um quadro complexo do papel desempenhado pelas publicações do "Romance de 30" no processo de "imaginação" do Nordeste.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Plauto Daniel Santos Alves, FECLESC/UECE

Mestre em História pela UNESP. Graduado em História pela UFC. Professor do curso de História da FECLESC/UECE e da SEDUC-CE. 

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Santos Alves, P. D. (2021). A INTELECTUAL (APAIXONADA) VAI AO SERTíO: (re) imaginando comunidades a partir d’O Quinze . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3468