A CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DAS POLÍTICAS CURRICULARES

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Resumo

Considerando a presença crescente das avaliações em larga escala na vida das escolas públicas brasileiras, por meio das suas vinculações com as polí­ticas curriculares, este ensaio, apoiado em pesquisa bibliográfica, pretende delinear seus percursos, procurando evidenciar como, por meio de um conjunto de medidas oficiais, cada qual ao seu tempo, elas foram se consolidando e se aperfeiçoando, dentro de suas próprias lógicas, e que os papéis, í s vezes subalternos e í s vezes colaboracionistas, das autoridades educacionais foram fundamentais para suas hierarquizações, a ponto de parecerem consideradas imprescindí­veis para a efetivação de uma suposta qualidade da educação brasileira; são tratadas, também, algumas das perceptí­veis decorrências dessas opções polí­ticas para o cotidiano das escolas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Idevaldo da Silva Bodiao, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorado (Faculdade de Educação da USP – írea: Didática). Universidade Estadual do Ceará – UECE.

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Publicado

2021-10-06

Como Citar

Idevaldo da Silva Bodiao. (2021). A CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DAS POLÍTICAS CURRICULARES. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3469