A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

construção do estado do conhecimento

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados do estado do conhecimento acerca da qualificação da formação de professores e sua valorização pelo sistema de ensino no Brasil. O percurso da construção da dissertação de mestrado sugere a produção do estado do conhecimento como forma de construir e delimitar o objeto de investigação. Para o levantamento de dados foram utilizados sete descritores. A busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da Capes entre os anos de 2014 a 2018; foram localizados 205 trabalhos, porém, destes, 9 foram destacados e analisados. Todos os trabalhos analisados refletem os processos de qualificação docente como necessários à formação docente e ponderam sobre o cenário da valorização dos professores. Verifica-se também que para discutir a valorização dos professores, as pesquisas já realizadas utilizam-se das legislações locais, regionais e nacionais para refletir as questões referentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letí­cia Zanella, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Mestranda em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Campus de Frederico Westphalen. Professora da rede municipal de ensino de Taquaruçu do Sul/RS e Palmitinho/RS. 

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Campus de Frederico Westphalen. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPGEDU.

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Letí­cia Zanella, & Luci Mary Duso Pacheco. (2021). A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL : construção do estado do conhecimento. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3476