COMBATE À DESINFORMAÇÃO, APOIO ÀS COMUNIDADES CARENTES E A CPI DA COVID

a trilha do PET Ciências em busca da formação cidadã

Autores

  • Thaí­s Sabatovicz Paiva Universidade de Brasí­lia
  • Alex Gabriel Cajado Universidade de Brasí­lia
  • Eduardo Bessa Universidade de Brasí­lia

Resumo

A universidade e os grupos PET vivem um dilema entre formar cidadãos para a sociedade que existe e formar cidadãos transformadores dessa sociedade. Uma iniciativa desenvolvida pelo PET Ciências UnB foi capaz de amarrar essas duas necessidades com a criação de um grupo no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp para ajudar moradores da periferia de Brasí­lia a combater a COVID-19. Os estudantes exercitaram a busca de informações e sua aplicação ao controle da pandemia e a comunicação clara e empática com o público leigo.  Essa prestação de serviço social culminou na checagem de fatos e elaboração de perguntas para a CPI da COVID-19. O PET Ciências atuou para mudar a sociedade ao mesmo tempo que investia em formar seus membros. Os estudantes descobriram-se capazes de transformar a realidade usando empatia, senso crí­tico e uma conexão com a internet. 

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Biografia do Autor

Thaí­s Sabatovicz Paiva, Universidade de Brasí­lia

PETiana do Grupo PET Ciências UnB. Bacharelanda em Gestão Ambiental na Universidade de Brasí­lia.

Alex Gabriel Cajado, Universidade de Brasí­lia

PETiano do Grupo PET Ciências UnB. Licenciando em Ciências Naturais na Universidade de Brasí­lia.

Eduardo Bessa, Universidade de Brasí­lia

Doutor em Biologia Animal pela UNESP. Tutor do Grupo PET Ciências UnB. Professor de Zoologia na Faculdade de Planaltina da Universidade de Brasí­lia.

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Thaí­s Sabatovicz Paiva, Alex Gabriel Cajado, & Eduardo Bessa. (2021). COMBATE À DESINFORMAÇÃO, APOIO ÀS COMUNIDADES CARENTES E A CPI DA COVID: a trilha do PET Ciências em busca da formação cidadã. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3630

Edição

Seção

Dossiê