AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Joelma de Sousa Lemos Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC
  • Marcia Betânia de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir de levantamento bibliográfico no qual discutimos a articulação global e local na formulação e gestão de polí­ticas educacionais. Destacamos como o neoliberalismo tem transformado a formulação de polí­ticas, analisamos o processo de recontextualização ao qual as polí­ticas estão submetidas e discutimos o predomí­nio de uma lógica empresarial na gestão das polí­ticas e suas implicações para o currí­culo. Consideramos que esse entrecruzamento entre o global e o local na produção de polí­ticas demonstra a complexidade em torno da sua formulação expressa na maneira como as ideias que circulam globalmente se conectam aos contextos locais e nas narrativas que são produzidas no âmbito dessas redes em relação à considerada qualidade da educação, voltadas à definição de um currí­culo nacional, à ênfase nas avaliações em larga escala e à formação de professores.

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Biografia do Autor

Joelma de Sousa Lemos, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Professora da Educação Básica – Ensino Médio do Estado do Ceará. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN. Associada í  ANPED e membro do grupo de pesquisa Contexto. 

Marcia Betânia de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC/UERN.

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

Joelma de Sousa Lemos, & Marcia Betânia de Oliveira. (2021). AS INTERFACES GLOBAL E LOCAL NA FORMULAÇÃO E GESTíO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3643

Edição

Seção

Artigos