ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE PANDEMIA
reflexões sobre uma experiência de estágio supervisionado
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões de uma professora em formação inicial do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Inglês da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) sobre sua experiência de estágio supervisionado em contexto de pandemia. Num âmbito teórico, propomos uma reflexão sobre estágio como práxis docente (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2004), bem como sistematizamos conceitos fundamentais para a compreensão do Ensino Remoto Emergencial (ERE) (ALVES, 2020; JOYE et al., 2020; HODGES et al., 2020). Em termos metodológicos, esta pesquisa se configura como uma narrativa de experiência fundamentada na prática de observação de aulas. A partir disso, elaboramos uma reflexão crítica das práticas vivenciadas em um contexto escolar durante o ERE, particularmente atentando para os papéis de professores e alunos, os esquemas de interação e as estratégias didáticas utilizadas.