UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • Kaí­sa Caroline Costa Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Gerson dos Santos Farias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Eugenia Brunilda Opazo Uribe Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar um estudo sobre as dificuldades enfrentadas por professores de Matemática no ensino de geometria. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados um estudo documental e a análise de entrevistas com professores em exercí­cio da cidade de Três Lagoas/MS e região. O estudo possibilitou a construção de um referencial teórico que permite apontar dificuldades historicamente presentes no processo de ensino e aprendizagem de geometria, além de incluir problemas apontados recentemente. À luz de tais obstáculos e especificidades, propõe-se um trabalho que relaciona Arte e Matemática, a fim de dinamizar e tornar mais atraente o ensino de geometria, explorando a construção de mosaicos, bem como sua aplicação no formato de oficinas pedagógicas adaptáveis a faixas etárias diferentes, de acordo com a profundidade dos conceitos explorados e com o grau de maturidade dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaí­sa Caroline Costa Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduanda em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Bolsista do PET Conexões de Saberes Matemática UFMS/CPTL. 

Gerson dos Santos Farias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestrando em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista da Coordenação Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES) e Petiano Egresso do PET Conexões de Saberes Matemática. UFMS/CPTL. 

Eugenia Brunilda Opazo Uribe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Tutora do PET Conexões de Saberes Matemática UFMS/CPTL. 

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Kaí­sa Caroline Costa Moreira, Gerson dos Santos Farias, & Eugenia Brunilda Opazo Uribe. (2021). UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3646

Edição

Seção

Artigos