CIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO
análise das disciplinas de metodologia de pesquisa e estatística
Palavras-chave:
Estatística, Método, CiênciaResumo
Analisamos as ementas das disciplinas de metodologia de pesquisa e de estatística, a fim de iniciarmos discussões acerca da formação científica na pós-graduação. Para isso, a análise de conteúdo foi usada para agrupar as informações mais prevalentes. Como resultados, a maioria (96%) dos cursos oferecia ambas as disciplinas. A metodologia de pesquisa era obrigatória em aproximadamente 86% dos cursos, enquanto que a estatística era obrigatória em 28%. Na metodologia de pesquisa, os termos mais frequentes foram "método", "qualitativa", "projeto", "ética", "delineamento" e "redação". Na estatística, houve maior prevalência para os termos "amostra", "descritiva", "ANOVA" e "média". A leitura das ementas revelou que a metodologia de pesquisa é abordada a partir de uma perspectiva procedimental, com baixo aprofundamento teórico. A estatística não é uma disciplina obrigatória na maioria dos cursos e aborda conteúdos insuficientes considerando as exigências atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.