CIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO

análise das disciplinas de metodologia de pesquisa e estatística

Autores

  • Viní­cius Nagy Soares Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciência Médicas, Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), Campinas, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0363-5186
  • Paula Teixeira Fernandes Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Ciências do Esporte, Faculdade de Educação Fí­sica, Programa de Pós-graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciência Médicas, Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), Campinas, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0492-1670

Palavras-chave:

Estatí­stica, Método, Ciência

Resumo

Analisamos as ementas das disciplinas de metodologia de pesquisa e de estatí­stica, a fim de iniciarmos discussões acerca da formação cientí­fica na pós-graduação. Para isso, a análise de conteúdo foi usada para agrupar as informações mais prevalentes. Como resultados, a maioria (96%) dos cursos oferecia ambas as disciplinas. A metodologia de pesquisa era obrigatória em aproximadamente 86% dos cursos, enquanto que a estatí­stica era obrigatória em 28%. Na metodologia de pesquisa, os termos mais frequentes foram "método", "qualitativa", "projeto", "ética", "delineamento" e "redação". Na estatí­stica, houve maior prevalência para os termos "amostra", "descritiva", "ANOVA" e "média". A leitura das ementas revelou que a metodologia de pesquisa é abordada a partir de uma perspectiva procedimental, com baixo aprofundamento teórico. A estatí­stica não é uma disciplina obrigatória na maioria dos cursos e aborda conteúdos insuficientes considerando as exigências atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viní­cius Nagy Soares, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciência Médicas, Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), Campinas, SP, Brasil.

Sou graduado em Educação Fí­sica (UNICAMP), mestre em Gerontologia (UNICAMP) e doutorando em Gerontologia (UNICAMP). Sou membro do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN).

Paula Teixeira Fernandes, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Ciências do Esporte, Faculdade de Educação Fí­sica, Programa de Pós-graduação em Gerontologia, Faculdade de Ciência Médicas, Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), Campinas, SP, Brasil.

Psicóloga formada em 1997 pela Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas - Neurociências, pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - UNICAMP. Fez Pós-doutorado pela FCM-UNICAMP (Neurociências), em parceria com a University of South Carolina (EUA) na área de neuroimagem e reabilitação. 

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Soares, V. N., & Fernandes, P. T. (2022). CIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: análise das disciplinas de metodologia de pesquisa e estatística. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3710