ASPECTOS SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVOS E DISCURSIVOS NAS TIRAS DE DILBERT

diálogos com a educação profissional e tecnológica

Autores

Resumo

Neste artigo, buscou-se realizar uma análise semântico-argumentativa e discursiva de fragmentos das tiras de Dilbert, a fim de verificar o modo de funcionamento das relações de poder presentificadas na materialidade linguí­stica, recorrendo aos conceitos da Teoria da Argumentação na Lí­ngua e da Análise do Discurso de linha francesa. Com isso, pretendeu-se mostrar como os enunciadores reproduzem discursos a partir de uma formação discursiva empresarial. Aventou-se, de igual modo, estabelecer uma ponte entre a análise aqui empreendida e a materialização de práticas pedagógicas alinhadas a um ideal de formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica. Concluiu-se haver, na materialidade discursiva analisada, uma significativa potencialidade relativa à problematização das relações de poder, sobretudo no mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago José Ferreira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba - IFPB

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN.

Avelino Aldo de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e doutor em Educação pela Université Paul Valéry – Montpellier III. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN) e em Educação (UFRN). 

Salim Mokaddem, Universidade de Montpellier/França

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França e doutor em Filosofia pela Universidade Paris 1 Panthéon - Sorbonne. 

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Thiago José Ferreira de Sousa, Avelino Aldo de Lima Neto, & Salim Mokaddem. (2022). ASPECTOS SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVOS E DISCURSIVOS NAS TIRAS DE DILBERT: diálogos com a educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3817