OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

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Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa doutoramento em desenvolvimento, intitulada "˜fórum municipal dos conselhos escolares de Nova Iguaçu (RJ): repercussão no fortalecimento dos conselhos escolares"™. O objetivo do artigo é compreender de que modo o Fórum Municipal dos Conselhos Escolares de Nova Iguaçu - FMCE/NI articula-se com as instituições envolvidas, como socializa as iniciativas existentes e qual a sua intervenção na elaboração de polí­ticas públicas e ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação nas escolas. Para o embasamento teórico contamos com as reflexões de teóricos como Paro (1997), Ferreira (2001), Antunes e Romão (2002), Freire (2004), Veiga (2009) Lima (2011-2014), Avelar (2016), entre outros. A metodologia utilizada para esta investigação qualitativa, teve como base o foco analí­tico interpretativo, utilizando-se de recursos como análise documental, das entrevistas e dos inquéritos por questionários.

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Biografia do Autor

Aparecida Alves dos Santos Coelho, Universidade do Minho - Braga/Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Braga/Portugal. 

Virgí­nio Isidro Martins Sá , Universidade do Minho - Braga/Portugal

Professor da Universidade do Minho - Braga/Portugal. 

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Publicado

2022-02-18

Como Citar

Aparecida Alves dos Santos Coelho, & Virgí­nio Isidro Martins Sá. (2022). OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3818