EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

reflexões mediante a autoscopia

Autores

Resumo

O artigo versa sobre a formação continuada de professores quanto a aplicabilidade da Polí­tica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e suas implicações na prática cotidiana da docência, em uma escola de ensino fundamental. Nele, são abordadas as implicações da polí­tica e os desafios vivenciados pelos professores no processo de inclusão escolar. Mediante a aplicação da autoscopia, técnica de videogravação em que as ações do docente são gravadas e posteriormente submetidas a análise e reflexão. Ficaram evidenciadas nessas reflexões as dificuldades que os professores da classe comum têm em relação ao conhecimento a respeito do documento em questão, demonstrando uma necessidade premente de se repensar e refletir sobre os aspectos da formação continuada dos professores na perspectiva da inclusão. Também observou-se que os docentes têm dificuldades no planejamento conjunto de aulas para os estudantes público-alvo da educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Augusto, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Mestra em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Graduada em Matemática, Letras e Pedagogia. 

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Fernanda Aparecida Augusto, & Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. (2022). EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reflexões mediante a autoscopia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3819