CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

Resumo

Estudos curriculares são importantes para compreender a constituição e a reformulação de cursos de formação de professores, tendo interesses e finalidades construí­dos social e historicamente. Neste estudo buscou-se compreender mudanças e permanências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas versões curriculares. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando-se como fontes documentos em processos de reformulação do curso. As disciplinas pedagógicas destacam-se na versão de 1992 com ênfase no estágio obrigatório, indicando maior valorização da formação docente, e as disciplinas Ensino de Ciências e Ensino de Biologia passaram de eletivas para obrigatórias a partir de 1992. Estas mudanças apontam para a valorização de saberes profissionais especializados na formação de professores de Ciências e Biologia neste curso.

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Biografia do Autor

Joanna da Silva Reis Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Raiany Nogueira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade e de Ensino em Educação Básica da UERJ. 

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Joanna da Silva Reis Alves, Raiany Nogueira Santos, & Maria Cristina Ferreira dos Santos. (2022). CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843