PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM

ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental

Autores

Resumo

Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currí­culo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Fí­sica (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Fí­sica na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Fí­sica Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Fí­sica, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF.

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Biografia do Autor

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. 

Henrique Gerson Köhl, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação - UFPE. Docente dos Cursos de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Pernambuco.

Júlio Ricardo de Barros Rodrigues, Secretaria de Educação - SEE-PE

Mestre e doutorando em Educação pela UFPE. Docente e técnico pedagógico do Componente Curricular Educação Fí­sica da SEE-PE e professor do Curso de Educação Fí­sica do Centro Universitário São Miguel (UNISíOMIGUEL). 

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Publicado

2022-02-17

Como Citar

Edilson Fernandes de Souza, Henrique Gerson Köhl, & Júlio Ricardo de Barros Rodrigues. (2022). PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846