PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM
ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental
Resumo
Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currículo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Física (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Física na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Física Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Física, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF.