O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil.

Resumo

O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em ní­vel superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crí­tico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currí­culos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática".  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, UnB

Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UnB na área de Currí­culo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional / PPGE-MP na UnB. Doutor e Mestre em Educação e Currí­culo (2017) pela Universidade de Brasí­lia, UnB. Possui Licenciatura em História e em Pedagogia. Especialista em História Afro-brasileira e Africana. Lí­der do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Currí­culo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade". Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Currí­culo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas - CNPQ " . Pesquisador filiado A Associação Brasileira de Currí­culo - ABdC .Investigador na área de Currí­culo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currí­culo Integrado, Interdisciplinariedade, Eixo Estruturante e transversalidade e Ensino de História . Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal entre 2005-2018 e do Centro Universitário Projeção entre 2014 e julho de 2018.E-mail: francisco.thiago@unb.br

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Silva, F. T. (2022). O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3859