O LUGAR DOS ESTUDOS CURRICULARES NAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS/AS NO BRASIL
Palavras-chave:
Estudos Curriculares; Prescrições legais; Pedagogos; Brasil.Resumo
O objetivo dessa investigação é localizar o espaço reservado ou a ausência dos estudos curriculares nas prescrições legais destinadas à formação em nível superior para pedagogos/as no Brasil. Metodologicamente, analisamos os documentos desde a fundação do curso em 1939 até as atuais normativas, materializadas na BNC – Formação. A partir de alguns autores de referência da área, em especial capturamos os seguintes resultados preliminares: o campo curricular surge apenas nos cursos em 1962 figurando como espaço enclausurado na tecnificação burocrática sob o olhar da supervisão e administração escolar; nas DCN"™S de 2006 e de 2015 ganhou um espaço mais crítico e próximo da sala de aula; situação democrática que foi rompida em 2019 com a BNC – Formação com o ressuscitar, sob nova roupagem, (das tecnologias e de algumas teorias sócios emocionais), a ideia dos "currículos por competências", da "racionalidade técnica" e da "docência centrada na prática".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.